segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sofia 5 anos

Sugeri Sofia, em primeiro lugar, pois minha família grega não deixaria eu fugir das raízes. E todos sabem que meu povo é bravo.

E depois, não menos importante, o significado. Sofia é sugestivo. Confesso que soa um tanto pretensioso, mas se a Raquel gostou e aprovou, fechamos.

Minha Sofia é inteligente, faladora, perspicaz, observadora e divertida, como a maioria das crianças. E tem saúde e disposição. Isto basta para mim.

Dias atrás, ela começou a rir de mim por motivos diferentes. Sempre riu das CHAPLINzisses que tento fazer, ou pelas caretas e bocas meia-boca JERRY LEWISianas. Mas passou a rir por palhaçadas mais “inteligentes”, STANDUPCOMEDYmente falando.

E o melhor, além do prazer em ver uma criança gargalhando, é que ela tenta me imitar e todos rimos juntos. Inclusive, a Raquel gargalha chorando mijando, ou... chora e mija gargalhando, um misto de orgulho com pré-disposição ao riso e incontinência.

O que me levou a agosto de 2009. Com um ano de idade, Sofia teve uma conjuntivite bem séria. A rotina diária de cuidados era, logo após o tetê da manhã e ela dormir mais um pouquinho em meu peito, eu passar gaze com soro nos olhos dela, entre outras coisas.

No terceiro dia, acostumada ao procedimento, ela tirou a gaze da minha mão e passou nos olhos, quebrando um pouco a rotina e se “divertindo” com isso. Fiquei bem surpreso. Nos demais dias, ela repetiu o procedimento e levamos assim, na brincadeira, estes dias de molho.

E com todos os defeitos de uma criança que chora por qualquer “coisinha”, que ainda tem uns resquícios de egoísmo infantil, que não come carne (a não ser o franguinho do papai), que já tomou tapa na boca por ser respondona, que rejeita as escolhas de roupas da mãe, simpática e antissocial em menos de meia-hora... é uma criança feliz. Na essência, no espírito e no caráter.

Tudo é diversão. Até quando não cabe uma brincadeira, ela insiste. De manhã acorda, todos apressados e ela brinca com a pasta de dente. No meio de uma bronca (que sempre é um só que dá, pois o outro não aguenta de rir e sai de cena), ela manda um “eu te amo”. E convence o pai e a mãe que a vida é isso.

Sabedoria é ser feliz. Acertei no nome.

Papai Eros.

E sábia que é, canta os dois Hinos do Santos desde os 3 anos de idade.

http://www.youtube.com/watch?v=sVFlKDA-Jj4

http://www.youtube.com/watch?v=YrNla72G_RY




Meus trabalhos: http://eroscasabranca.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário