quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O novo alçapão


Inspirado por Tana Blaze, convido aqueles que argumentam que a torcida precisa comparecer primeiro, para depois construirmos um estádio, a pensarem diferente.

Num estádio novo, moderno, multi-uso, muitos eventos podem ser realizados. Vinculados ao Santos ou não. Pensem em "vinculados ao Santos". Quantas possibilidades de homenagem, publicidade etc. Pensem em "não vinculados", com qualquer potência da música nacional ou internacional.

Preparem-se então para o choque de realidade:

Vocês já conversaram com nossos rivais? Um itaquerense ou um palmeirense, por causa dos novos estádios, têm seus olhos brilhantes. Esses torcedores estão motivados, mesmo os palmeirenses, na situação em que estão. Mesmo os sãopaulinos, com o projeto aprovado da cobertura do panetone.

E por quê? Porque é o salto para a modernidade. É a Brasília. É a esperança de começar a se ter um clube, uma gestão, uma entidade que beire o primeiro mundo. Que raspe um Barça, um Madrid, um Manchester. Apesar de todos os defeitos e falcatruas, que sabemos que existem no futebol, eles estão certos. É o que vai acontecer.

Enquanto isso, na sala do Comitê Indigestão, o que temos? O que tem o Santos, o time brasileiro mais conhecido do mundo? O mais provável: arrendar o Pacaembu. Pelé me livre.

Laor guardou isso para o último ano de sua gestão. Vai ser vergonhoso ver nossos três rivais com estádios modernos e nós tirando a poeira e o mijo do chão do Pacaembu. É a mesma coisa que perfumar merda. E o que é pior, como previu Tana: um legado nefasto.

Potenciais investidores eu sei que tem. Posso fazer uma lista de vinte, em vinte segundos. É só vislumbrar o panorama: Neymar propenso a renovar após 2014, pré-sal, Copa das Confederações, Copa do Mundo (esse bonde está passando), Olimpíadas, Paraolimpíadas (sim, isso é grande) entre outras coisas, mais estratégicas e por isso, sigilosas.

Quanto à localização, Diadema me parece, a princípio, a melhor opção. Mas também há de se observar com carinho São Bernardo do Campo. Inclusive com parceria com a prefeitura e uso e reforma do ginásio, que já é muito bom. Só um palpite.


Quanto à maravilhosa Vila Belmiro, muitos clubes grandes demoliram seus estádios e construíram outro. O pensamento de vanguarda é esse. O passado está na história. O futuro construímos.

Mas a Vila não. A Vila deve ser preservada. Inclusive com jogos do Santos. Jogos estratégicos. Mesmo porque, é na Vila que caem os raios. No CT, eles se aprimoram, mas na Vila é que aparecem para o mundo.

Agora um ponto que não combina com o Santos é o nome arena. Arena é para derramamento de sangue, barbárie.

É alçapão.

Alçapão Edson Arantes do Nascimento.


2 comentários:

  1. Prezado Eros,

    Em que pese muitas vezes concordarmos nos temas de discussão propostos sobre o Santos F.C., dessa vez permito-me discordar. Fiz um longo comentário no blog onde Tana posta suas ponderações sobre um novo estádio, que não repetirei aqui pela extensão do texto, mas de forma resumida pondero que só se deve falar em novo estádio quando a torcida santista conseguir encher as arquibancadas (seja onde for) num dia de jogo comum.

    Então, primeiramente, melhor seria trazer parceiros de forma a viabilizar a formulação e manutenção de um time vencedor que atraia o torcedor aos estádios, para depois falar na construção de um. Pois nesse caso, sem dúvida o ovo nasceu primeiro.

    Saudações Alvinegras!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande irmão!!!

    Vi sim seu comentário sobre o que o Tana disse e entendo seu ponto. Nossa divergência se deve mais pela minha pressa. Ver que todos estão fazendo, menos nós. Gosto mesmo daquele projeto mostrado pelo Odir, sobre o estádio no mar...

    Minha ansiedade também é pela certeza inequívoca que tenho de conseguirmos investidores. Não me iludo com o forçado ostracismo do Santos imposto pela podridão da mídia, que você bem conhece e condena, Khayat.

    Há outros comentários valiosíssimos, acho que você percebeu também.

    Mas, muito bom saber que os que verdadeiramente pensam no Santos estão unidos.

    Estamos juntos irmão!!!!

    ResponderExcluir